terça-feira, 11 de novembro de 2014

2007 - Capota Conversível Nova

Em 2007 eu resolvi fazer uma capota nova, mas não queria simplesmente repor o mesmo modelo que eu tinha por uma nova.

http://rollerbuggy.blogspot.com.br/2014/11/2007-capota-conversivel-nova.html











 

Eu queria fazer alguma coisa diferente, de melhor qualidade, mais prática de montar e que não ocupasse o lugar no banco traseiro e nem no porta-malas pois a capota original, mesmo dobrada, ocupava todo o assento no banco de trás do Buggy impossibilitando até de levar bagagens...

Idealizei uma capota conversível, que ficasse enrolada no apoio do banco traseiro para não ocupar espaço e estar disponível para armar rapidamente quando fosse necessário, mas só tinha a ideia sem nenhuma experiência e sem o mínimo conhecimento em costura...

Então levei o Buggy em uma oficina especializada em fazer capotas para Buggy aqui em São Paulo, mas além de não gostar dos materiais normalmente usados, também não gostei dos modelos oferecidos e não aceitaram fazer um modelo conversível como eu idealizei...

Não desanimei, tinha que ser a capota que eu idealizei. Procurei e achei uma oficina especializa em capotas conversíveis para carros antigos e liguei para agendar uma visita para mostrar a minha ideia e fazer um orçamento.

No dia agendado a oficina estava cheia de carros importados raros e antigos de luxo e alguns de donos famosos, mesmo assim não me intimidei e entrei com o Buggy na oficina. Logo uma pessoa me atendeu e disse que o responsável pelo meu orçamento iria falar comigo em alguns minutos.

Era uma empresa familiar onde o mais velho da família era o mestre costureiro e os demais auxiliares, cada um com uma especialidade: costura, armação, solda, montagens, desenho, etc...

O chefe da oficina veio falar comigo e eu expliquei como eu queria a capota para ele, ele não falou muito e chamou mais duas pessoas que trabalhavam lá e fizeram uma pequena reunião discutindo como seria a confecção da capota e cada um, em sua especialidade, indicava os detalhes a serem seguidos para a conclusão do projeto, mas sem ao menos olhar para mim que acompanhava a distância.

Ao final da reunião o chefe falou comigo e os outros voltaram para seus afazeres. Ele me disse que já tinha o projeto da minha capota decidido, que já podia fazer o orçamento e me encaminhou para a sala de espera no escritório. Alguns minutos depois ele voltou com um esboço em papel com anotações e disse que eles eram uma oficina especializada em carros de luxo e tinham um padrão de qualidade que não poderia ser modificado, por isso escolheu materiais da mesma qualidade dos outros projetos para confeccionar a minha capota e o preço seria proporcional ao dos outros clientes da oficina.

Ele disse também que entendia que meu Buggy não era um carro de luxo que eles costumavam restaurar e estava levando isso em consideração, mas mesmo assim o valor do orçamento ficou quase 6 vezes o valor de uma capota convencional da outra oficina...


Tentei disfarçar o espanto com o preço e pedi para ele detalhar o projeto, enquanto eu me recuperava do "susto". Então ele começou a dizer como faria a capota, os pontos de fixação com todas as ferragens em aço inoxidável, um batente de fibra de vidro sob medida para encaixar no quadro do para-brisa e quebra vento fixos nas laterais. A capota ia ficar enrolada logo atrás do encosto dos bancos traseiros, como eu queria, e com uma capa para dar acabamento e  proteger a capota enquanto ela não estivesse armada.



Eu já não era mais o estudante de engenharia de quando o Buggy foi comprado em 1995, estava formado, casado, trabalhando e com uma situação financeira estável, mas mesmo assim o preço era muito além do que eu imaginei. Eu não discuti o preço nem tentei modificar o projeto dele para baixar o custo, mas perguntei se eu poderia pagar com cartão de crédito, ele aceitou e fechamos o negócio.


Deixei o Buggy lá e fui buscar quinze (15) dias depois, já com a capota pronta. Ficou muito melhor do que eu imaginava, a montagem, os detalhes, a qualidade da costura e dos materiais usados.

Levei o Buggy para casa e decidi retirar as capas dos bancos e trocar os cintos de segurança de quatro (4) pontos vermelhos por cintos pretos de três (3) pontos retráteis para dar mais conforto para eu e minha esposa.


Eu passei a ter um Buggy com uma capota muito bonita, prática, exclusiva e cara!

6 comentários:

  1. Cara, acho que vou gostar do seu blog. Você é do tipo que vai atrás do que gosta e faz acontecer, legal. Seu buggy é muito bonito, vou me inspirar nele para comprar um, abs. Sou o cara dos 50 que ainda quer comprar um BRM. Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado! Pode fica a vontade e boa leitura. Temos muitas pessoas que compartilham o gosto por Buggy aqui em SP, dia 29 de janeiro foi o Dia Nacional do Buggy e realizamos um encontro para comemorar, veja no Vídeo: http://youtu.be/c3ZchI0B1AI
      Fotos: https://plus.google.com/photos/+RollerBuggy/albums/6110060094111896641?sqi=102282005836077363652&sqsi=9e5c4a8d-0ab6-405e-abfa-b1849e7687fa

      Excluir
  2. Olá;tenho um Buggy Toy e estou adorando seu blog e tanto quanto você estou quero fazer uma capota tipo esta, pois além de evitar o incomodo de falta de espaço no banco traseiro, há também o famoso troca troca, sendo que a sua é permanente e bastante prática. Pena que não encontro ninguém na região (Interior da Bahia) que faça tal serviço. Meu e-mail é (josubrasil@hotmail.com) abcs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Josue Josu, muito obrigado pelo elogio e pelo prestigio. Nesse vídeo aparece montando e desmontado a capota, caso tenha interesse de ver: https://youtu.be/jzigtGmAsQ0 Fique a vontade e seja bem vindo no Blog, abraços.

      Excluir
    2. Boa noite, amigo! Depois de algum tempo sem meu M8, consegui comprar um novo, e voltei a ser "criança". Me empolguei ainda mais depois de ver o blog e identificar tanta coisa bacana que gostaria de fazer no meu buggy, tendo sido feita no seu. Seria possível me passar onde foi feita a capota? Adorei a solução. Grande abraco

      Excluir
    3. Vinicius Ferreira, obrigado e fique a vontade e seja bem vindo ao Blog. Segue o contato da capota: http://www.abreutapeceiro.com.br/

      Excluir

Obrigado pela vista.

Roller Buggy - Todos os Direitos Reservados