Correção da curva de avanço do ponto de ignição do distribuidor, para o uso da gasolina brasileira, que contém adição de etanol.
A composição da gasolina brasileira hoje, por lei, contém 27% de etanol no tipo comum e 25% de etanol no tipo premium. Os automóveis mais antigos como os que usam o motor VW arrefecido a ar sofrem com essa mistura.
Muitos desses problemas, dentre outros, são decorrentes do ajuste da curva de avanço do ponto de ignição no distribuidor, por isso a necessidade de correção.
Existem vários tipos de distribuidor, mas esse ajuste é específico para o distribuidor comum de avanço centrífugo e avanço a vácuo, que é o mais barato e mais fácil de se encontrar no mercado.
O avanço a vácuo é necessário em baixas rotações, mas somado ao centrífugo, prejudica o rendimento do motor em altas rotações, acima de 3000 RPM, podendo ocorrer pré-ignição e super aquecimento, além de limitar o desempenho.
Então a proposta é eliminar o avanço a vácuo, limitar o avanço centrífugo máximo e ajustar o ponto inicial para um grau maior para suprir a ausência do avanço a vácuo nas arrancadas e rotações mais baixas.
Esse distribuidor tem uma "janela" no corpo, na linha dos batentes dos limitadores do avanço centrífugo e são nesses batentes que devemos atuar para limitar o avanço máximo que desejamos.
A tampa dessa "janela" é retirada facilmente como indicado nas fotos. São dois batentes, identifiquei e marquei o batente que faz o avanço máximo, girando manualmente o rotor e olhando pela "janela".
Desloquei o batente para dentro, usando um pino punção e um martelo, como indicado na foto. Esse procedimento foi feito com muito cuidado e em etapas para deslocar o batente aos poucos e testando o funcionamento, a cada etapa, até o ponto desejado.
Existem vários tipos de distribuidor, mas esse ajuste é específico para o distribuidor comum de avanço centrífugo e avanço a vácuo, que é o mais barato e mais fácil de se encontrar no mercado.
O avanço a vácuo é necessário em baixas rotações, mas somado ao centrífugo, prejudica o rendimento do motor em altas rotações, acima de 3000 RPM, podendo ocorrer pré-ignição e super aquecimento, além de limitar o desempenho.
Então a proposta é eliminar o avanço a vácuo, limitar o avanço centrífugo máximo e ajustar o ponto inicial para um grau maior para suprir a ausência do avanço a vácuo nas arrancadas e rotações mais baixas.
Esse distribuidor tem uma "janela" no corpo, na linha dos batentes dos limitadores do avanço centrífugo e são nesses batentes que devemos atuar para limitar o avanço máximo que desejamos.
A tampa dessa "janela" é retirada facilmente como indicado nas fotos. São dois batentes, identifiquei e marquei o batente que faz o avanço máximo, girando manualmente o rotor e olhando pela "janela".
Desloquei o batente para dentro, usando um pino punção e um martelo, como indicado na foto. Esse procedimento foi feito com muito cuidado e em etapas para deslocar o batente aos poucos e testando o funcionamento, a cada etapa, até o ponto desejado.
Consegui limitar o avanço máximo em duas tentativas, sempre montado no motor e testando o funcionamento após cada tentativa com uma pistola de ponto.
Depois de limitar o avanço centrífugo máximo no ponto desejado, ajustei o ponto inicial em 18° para compensar a ausência do avanço a vácuo.
Registrei a sequência do processo até o acerto final, conforme os gráficos acima.
Com isso espero ter respostas rápidas na saída com "elasticidade" e desempenho em altas rotações sem correr o risco de pré-ignição e super aquecimento.
Essa é mais uma atualização no Buggy realizada esse mês.
Espero que gostem e até a próxima postagem! Não esqueçam de curtir os
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