Upgrade de freio - Atualização do equipamento com freio a disco nas rodas traseiras - Kit Freio traseiro para VW EMPI Part. N° 22-2870-0, instalação.
Verifiquei se havia algum vazamento de óleo externamente, nos flexíveis, nos dutos metálicos, nas pinças dianteiras e atuadores hidráulicos, mas não identifiquei nenhum vazamento. Verifiquei também as lonas de freio traseiras e pastilhas dianteiras. Passei a desconfiar do cilindro mestre que era original do Buggy desde 1995 e poderia estar desgastado.
Constatado o problema no cilindro mestre, decidi revisar todo o sistema de freio do carro. As pastilhas e os discos dianteiros estavam praticamente novos, pois são sempre inspecionados e foram trocados a pouco tempo, assim como os seus respectivos flexíveis, assim não detectei necessidade de troca.
Entretanto, as lonas do freio traseiro e atuadores hidráulicos seriam necessário trocar preventivamente e regular. Decidi então fazer um upgrade do freio traseiro instalando um Kit de freio a disco EMPI.
Existem vários tipos disponíveis e eu escolhi o Part. N°. 22-2870-0 que era o mais adequado para o meu carro e encomendei pela internet.
Esperando a encomenda chegar, comecei a desmontar o sistema e preparar para a instalação das peças novas.
Troquei o cilindro mestre por um novo e já conectei os dutos hidráulicos. Eu já usava cilindro mestre duplo, mas é recomendação do fabricante, quando usar freio a disco nas quatro rodas, usar cilindro duplo para manter o curso do pedal do freio correto. Isso ocorre por causa da necessidade de um maior deslocamento de óleo com a adição de duas pinças de freio, inclusive pode ser necessário um cilindro mestre de maior volume (20mm) dependendo do comprimento do circuito hidráulico do carro. O Buggy, por ser bem mais curto que os VW originais, tem o circuito hidráulico também mais curto e não foi necessário usar um cilindro mestre de maior capacidade volumétrica, o cilindro mestre duplo original atendeu à necessidade.
Desmontei o sistema de freio antigo mantendo apenas as peças necessárias no local, sem aperto, para montagem do sistema novo, pois seriam removidas novamente para instalação do disco de freio.
As peças novas chegaram e comecei instalar imediatamente.
Conforme indicado no manual de instalação.
Montei a flange no semieixo com os retentores novos, que faziam parte do kit comprado, junto com o suporte da pinça de freio traseira pintada previamente. Feito nos dois lados.
Em seguida, posicionei o disco de freio novo, limpo e também pintado previamente.
Posicionei a pinça de freio sem fazer o aperto final, pois sabia que seria necessário retirar para ajuste.
Conforme indicado no manual de instalação.
Para minha surpresa, a pinça ficou deslocada no sentido contrário ao indicado no manual e ao invés de acrescentar arruelas, que faziam parte do kit comprado, foi necessário desbastar as bases de apoio da pinça para ajustar o disco, centralizado-o.
Detalhe da pinça desalinhada, mostrando a necessidade do desbaste na base de apoio da pinça no suporte.
Detalhe da pinça já ajustada. Desbastei inicialmente com uma ferramenta rotativa elétrica e depois com uma lima, manualmente fiz o ajuste final. Foi necessário montar e desmontar varias vezes sem pressa, para chegar aos poucos ao alinhamento final. Ajuste efetuado da mesma forma nos dois lados do carro.
Depois disso, montei as pastilhas e fechei a pinça de freio com torque final.
Em seguida, conectei os dutos da linha hidráulica, inclusive o flexível que fazia parte do kit comprado. Foi necessário curvar o duto metálico original para perfeito encaixe no flexível, que poderia ser menor. Efetuado da mesma forma nos dois lados do carro.
Troquei e ajustei os cabos do freio de estacionamento, que também faziam parte do kit comprado.
Enchi o reservatório do circuito hidráulico, aproveitando a manutenção geral no sistema para fazer um upgrade de fluido de freio usando DOT 4, era usado DOT 3 originalmente. Os dois funcionam da mesma maneira, apenas o DOT 4 suporta temperaturas um pouco mais altas que o DOT 3, sendo mais seguro, por isso o upgrade.
Em seguida e para terminar, fiz o sangramento do sistema hidráulico individualmente em cada roda, começando pela traseira direita, traseira esquerda, dianteira direita e dianteira esquerda. Depois alguns acionamentos do pedal do freio para testar o curso e a resistência e verificação completa em todos os pontos para detectar algum eventual vazamento de fluido de freio, tudo ok e mais uma vez fiz o sangramento do sistema hidráulico individualmente em cada roda, repetindo a sequência das rodas, para garantir que não ficasse nenhuma bolha de ar no sistema hidráulico.
Registrei esse vídeo, com um resumo da sequencia: VÍDEO
Esse foi o upgrade do equipamento no Buggy, que foi realizado esse mês. Espero que gostem e até a próxima postagem! Não esqueçam de curtir os vídeos, no YouTube e se inscrever no Canal: Roller Buggy
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