sexta-feira, 30 de setembro de 2016

2016 - Setembro - Resumo do Mês

Mês de setembro introduzimos novas atualizações: conjunto filtro de ar novo, reposicionamento do duto de saída de ar quente, dissipador de calor na bobina e passeios por São Paulo.
https://rollerbuggy.blogspot.com.br/2016/09/2016-setembro-resumo-do-mes.html
Começamos o mês dando continuidade às otimizações no carburador, onde foram feitas algumas alterações no mês anterior, e surgiu a necessidade de menos restrição de entrada de ar para que as modificações alcançassem o resultado desejado.
Logo no dia 01, quinta-feira, comecei a confeccionar um conjunto de filtro esportivo.
Não bastava apenas colocar um filtro esportivo como é muito comum, sem a ligação do respiro dos gases do cárter. Por isso, eu confeccionei uma ligação para recuperação dos gases e vapores formados pelo aquecimento, garantindo a equalização da pressão no cárter e atendendo à legislação.

Conjunto montado e pronto para ser instalado na nova posição.

Fixei a mangueira na entrada do carburador com uma abraçadeira maior, em aço inoxidável, para que não ocorra indesejadas entradas de ar secundária e também por segurança mecânica, para que não se solte com a vibração no funcionamento do motor.

Posicionei a outra extremidade da mangueira, com o filtro de ar esportivo e a tomada do respiro do cárter já conectada.

Posicionei o filtro na lateral direita, na direção da tomada de ar acima do para-lamas traseiro direito, mais longe possível do motor para admitir o ar mais frio possível, consequentemente mais denso para obter o resultado desejado.

No sábado (03) seguinte, choveu e não consegui testar o Buggy, mas no domingo de manhã a chuva deu uma trégua e conseguimos testar o Buggy em um pequeno percurso pelo bairro onde eu moro. O teste foi perfeito e gostei muito do resultado, mas ainda será preciso um teste de estrada mais longo para confirmar os resultados.

Na terça-feira (06), retirei o adesivo "Roller Buggy" que estava na parte externa do para-brisa, e coloquei um novo no painel pelo lado de dentro. Ficou sem reflexo no sol e melhor para visualizar.

Eu estou sempre pensando em como melhorar o funcionamento do Buggy sem modificações muito radicais e custosas, estudadas com muito critério e embasamento técnico para que tenha resultado prático, respeitando a relação custo / beneficio.

Com isso, percebi que poderia melhorar a admissão do ar pela ventoinha do sistema de arrefecimento, que no verão aqui no Brasil é muito exigido.

Retirei uma peça, lata traseira fixada na junção da caixa de marchas e o bloco do motor. Essa peça tem a função de isolamento do cofre do motor nos automóveis originais VW que usavam esse motor, com um duto de saída do ar quente proveniente do radiador de óleo, impedindo que esse ar quente voltasse para o cofre e fosse aspirador novamente pela ventoinha. Essa peça não é retirada normalmente por que ela serve de suporte para o tubo guia do cabo do acelerador e o tudo da linha de combustivel, mas que é facilmente resolvido e não tem necessidade de manter a peça no Buggy.

Como o Buggy não tem esse isolamento do cofre, é aberto, essa peça não tinha função alguma e ainda atrapalhava o fluxo de ar que vinha por baixo do carro, pela lateral da caixa de marchas, fazendo um "degrau" quando o Buggy estava em velocidades de média para alta, dificultado ainda mais o já alterado, em relação aos carros originais VW, sistema de arrefecimento do motor.

Sem essa peça, consegui posicionar melhor o duto da tomada de ar dianteira, melhorando a captação do ar frio pela ventoinha.

Fixei o duto de saída do ar quente proveniente do radiador de óleo, diretamente na saída da caixa da ventoinha, com uma braçadeira de aço inoxidável, tornando mais eficiente em relação à fixação anterior que era só encaixada com uma junção de borracha, ligando essa saída à peça que foi retirada.

Com isso consegui, também, reposicionar esse duto.

Diretamente para trás e por baixo do motor, dificultado o ar quente voltar para a ventoinha quando o Buggy está parado, e além de impedir que esse ar quente seja aspirado com o Buggy em movimento, ainda forma uma "zona de baixa pressão" na saída do duto que "suga" o ar do radiador de óleo quanto maior for a velocidade do Buggy, otimizando o sistema e garantindo um perfeito arrefecimento, que apesar de funcionar, estava deficiente em relação ao sistema original do projeto.

Domingo (11), saímos de manhã para um passeio pela cidade.

Estava sol e curtimos um agradável passeio matutino.

Esse passeio foi registrado no VÍDEO

 

Como sempre, buscando melhoria constante e em pequenos detalhes passíveis e possíveis de serem melhorados, fiz mais uma pequena modificação no Buggy.

A bobina de ignição é uma peça que aquece no seu funcionamento normal, mas tem um limite e podem ocorrer falhas com o superaquecimento, esse superaquecimento pode ter vários motivos, desde desgaste natural da peça com o tempo de uso, defeito da peça e instalações elétricas inadequadas. Se o aquecimento excessivo estiver ocorrendo por um desses motivos, não tem com corrigir / prevenir sem trocar a peça com defeito ou corrigir a instalação elétrica, mas o superaquecimento pode ocorrer também em uma situação de altas temperaturas ambientes principalmente em estradas e longas viagens.

Pensando nisso, em preservar a bobina de eventuais e esporádicas temperaturas muito elevadas, resolvi instalar um dissipador de calor na bobina de ignição do Buggy.

Esse dissipador é uma peça de alumínio fixada no suporte, que solidário ao corpo da bobina e pelo contato direto, transfere calor para a peça onde é dissipado no ambiente pelo contato com o ar mais frio.

Estes são conceitos simples de transmissão de calor, onde sempre o fluxo do calor é da peça mais quente para a fria ou seja, o dissipador de alumínio retira calor da bobina. O outro conceito é que o dissipador aumenta a área de contato com o ambiente (ar), quanto maior a área de contato mais troca de calor, por isso tem esse formato com aletas, com o mesmo princípio das aletas dos cabeçotes e cilindros do motor.

Dia 17 (sábado), aproveitamos que precisávamos ir fazer compras e fomos de Buggy aproveitar o passeio.

No sábado seguinte (24), o tempo estava nublado, mas estava seco e decidimos sair pela manhã para um passeio.

Visitamos o Parque Severo Gomes no bairro Granja Julieta na zona sul de São Paulo, parque muito agradável e arborizado no qual passei grande parte da minha infância brincando na área, por morar bem perto, presenciando e registrando na memória as inúmeras alterações / modernizações feitas pela prefeitura ao longo dos anos.

Esse passeio foi registrado no VÍDEO


Esse foi nosso resumo do mês de setembro, espero que gostem e até a próxima postagem!
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