Em Junho eu verifiquei que poderia melhorar o arrefecimento do motor, com modificações simples e de pouco custo...
O Buggy não tem o isolamento dos veículos que foram originalmente projetados para usar o motor VW arrefecido a Ar, então parte do ar quente que vem do motor e que sobe do asfalto é aspirado novamente pela ventoinha e isso não é bom em dias muito quentes, quando pode superaquecer...
Por isso, tudo que for feito para melhorar o fluxo de ar no Buggy é bem vindo e só trará benefícios para manter a temperatura ideal de funcionamento.
Pensando nisso, eu imaginei uma forma de levar mais ar frio para o motor e mandei fazer uma "coifa" nessa lojas que fazem calhas para água da chuva e a usei como um captador de ar frio (Scoop), ligada por uma mangueira até a entrada da ventoinha do motor. Coloquei duas telas, uma maior na frente e outra menor na entrada do tubo para evitar alguma pedra ou qualquer coisa que pudesse danificar a ventoinha.
Esse duto, nos carros originais, joga o ar quente para fora do "cofre" do motor que pelo isolamento citado acima não é aspirado novamente pela ventoinha, mas como o Buggy não tem esse isolamento eu instalei outra mangueira, esta sim resistente a altas temperaturas, direcionando o ar para baixo e para trás, longe da entrada de ar da ventoinha.
Com isso ocorreu um ganho significativo na capacidade de arrefecimento do motor do Buggy, mantendo a temperatura na faixa de trabalho ideal mesmo em dias quentes e em maior esforço.
Nesse mês de junho eu também restaurei o bagageiro traseiro e seus respectivos suportes, com uma pintura nova e também trocando todos os parafusos antigos por parafusos novos em aço inoxidável.
A solução que escolhi foi usar molas adicionais em conjunto com os amortecedores (Coil Over).
Assim não seria necessário desmontar os "facões", que é um serviço demorado e não me permitiria regulagem rápida de acordo com a carga que eu estivesse carregando.
Por isso comprei um par de Coil Over traseiro originalmente projetados para VW Sedan, por isso tive que reduzir um pouco as molas para que se adequassem ao meu Buggy e para o que eu pretendia.
Instalei o Coil Over e agora posso facilmente regular a tensão da mola de acordo com a carga que estou carregando mantendo a suspensão posicionada da maneira que quero, conferindo mais estabilidade e melhor dirigibilidade mesmo com cargas diferentes na traseira.
Ainda teve mais um detalhe, que foi o calço do "facão" para que os semieixos não descessem muito, folgando em demasia as molas do Coil Over e nem esmagando as coifas laterais da caixa de marchas contra as longarinas do chassi.
Obrigado por ler e até a próxima postagem!
Eu tenho um problema com a suspensão traseira, pode me passa um contato para a gente trocar ideias? meu numero é 88 997130952 tem whats
ResponderExcluirOlá Diego, seja bem vindo ao Blog! Estou a sua disposição. Pode ser por aqui mesmo, infelizmente não uso WhatsApp...
ExcluirBom dia. Parabéns pelo espaço. Tenho um BRM M8 que teve molas helicoidais adaptadas (já peguei assim, permaneceu o facão), uma das molas quebrou, você tem idéia de qual seriam?
ResponderExcluirObrigado e seja bem vindo ao Blog! Não tenho essa informação porque essas adaptações são feitas umas diferentes das outras...
ExcluirQual a marca desses Coil Over?
ResponderExcluirNadiano seja bem vindo ao Blog!A marca é Impacto, como mostra nas fotos.
ResponderExcluirComprei um BRM M8 inspirado no seu!! Vejo sempre que posso seu vídeos... está de parabéns é você é atencioso sempre responde as minhas perguntas. Quando o meu estiver lhe aviso
ResponderExcluirObrigado.
ExcluirBoa tarde!
ResponderExcluirA suspensão ficou mais macia, e na frente qual amortecedor vc usa, tb tenho um M8 e a suspensão tá bem dura batendo seco.
Boa tarde Marcelo. A suspensão ficou igual, só com regulagem de altura... Na frente uso original de VW.
Excluirobrigado pelo retorno, parabéns pelo blog, abs
ExcluirObrigado, estou a disposição.
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