sábado, 28 de fevereiro de 2015

2014 - Junho - Arrefecimento e Coil Over

Em Junho eu verifiquei que poderia melhorar o arrefecimento do motor, com modificações simples e de pouco custo...

http://rollerbuggy.blogspot.com.br/2015/02/2014-junho-arrefecimento-e-coil-over.html#more


O Buggy não tem o isolamento dos veículos que foram originalmente projetados para usar o motor VW arrefecido a Ar, então parte do ar quente que vem do motor e que sobe do asfalto é aspirado novamente pela ventoinha e isso não é bom em dias muito quentes, quando pode superaquecer...

Por isso, tudo que for feito para melhorar o fluxo de ar no Buggy é bem vindo e só trará benefícios para manter a temperatura ideal de funcionamento.


Pensando nisso, eu imaginei uma forma de levar mais ar frio para o motor e mandei fazer uma "coifa" nessa lojas que fazem calhas para água da chuva e a usei como um captador de ar frio (Scoop), ligada por uma mangueira até a entrada da ventoinha do motor. Coloquei duas telas, uma maior na frente e outra menor na entrada do tubo para evitar alguma pedra ou qualquer coisa que pudesse danificar a ventoinha.

Só passa ar frio nessa mangueira, mas mesmo assim eu coloquei um reforço com outra mangueira de alumínio que resiste a altas temperaturas por cima da mangueira de plástico, onde poderia causar algum problema de deformação e interromper o fluxo de ar que foi direcionado diretamente na entrada da ventoinha do motor.

Além de melhorar a captação de ar frio, usando o mesmo conceito explicado acima, eu pensei em melhorar a saída do ar quente que passa pelo radiador de óleo do motor e sai por um duto para trás do motor.


Esse duto, nos carros originais, joga o ar quente para fora do "cofre" do motor que pelo isolamento citado acima não é aspirado novamente pela ventoinha, mas como o Buggy não tem esse isolamento eu instalei outra mangueira, esta sim resistente a altas temperaturas, direcionando o ar para baixo e para trás, longe da entrada de ar da ventoinha.


Com isso ocorreu um ganho significativo na capacidade de arrefecimento do motor do Buggy, mantendo a temperatura na faixa de trabalho ideal mesmo em dias quentes e em maior esforço.

Nesse mês de junho eu também restaurei o bagageiro traseiro e seus respectivos suportes, com uma pintura nova e também trocando todos os parafusos antigos por parafusos novos em aço inoxidável.

Com o aumento da carga na traseira com o uso do bagageiro, eu precisava estudar uma maneira de manter a suspensão traseira equilibrada, nem muito alta sem carga e nem muito baixa com carga...

A solução que escolhi foi usar molas adicionais em conjunto com os amortecedores (Coil Over).


Assim não seria necessário desmontar os "facões", que é um serviço demorado e não me permitiria regulagem rápida de acordo com a carga que eu estivesse carregando.

Por isso comprei um par de Coil Over traseiro originalmente projetados para VW Sedan, por isso tive que reduzir um pouco as molas para que se adequassem ao meu Buggy e para o que eu pretendia.




 Instalei o Coil Over e agora posso facilmente regular a tensão da mola de acordo com a carga que estou carregando mantendo a suspensão posicionada da maneira que quero, conferindo mais estabilidade e melhor dirigibilidade mesmo com cargas diferentes na traseira.

Ainda teve mais um detalhe, que foi o calço do "facão" para que os semieixos não descessem muito, folgando em demasia as molas do Coil Over e nem esmagando as coifas laterais da caixa de marchas contra as longarinas do chassi.

Obrigado por ler e até a próxima postagem!

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