Alternativa caseira para adequar o comprimento do cabo da embreagem original VW, em um Buggy e/ou derivados.
No Brasil e no mundo, temos vários
fabricantes de Buggy e inúmeros casos de fabricação própria, cada um com
estilos e dimensões entre eixos diferentes.
Em automóveis artesanais, que usam a mecânica dos VW arrefecidos a ar sem encurtar o chassi, não tem com que se preocupar em relação ao comprimento do cabo da embreagem, mas o Buggy normalmente tem o chassi VW encurtado ou um de fabricação própria mais curto que os carros originais VW, que cedem a sua mecânica. Por isso é necessária a adequação do comprimento do cabo da embreagem para cada Buggy.
Os fabricantes atuais de Buggys tem e fornecem cabos sob medida aos clientes no caso de reposição, mas existem muitos Buggys que o fabricante já está extinto e não tem essa possibilidade, além disso tem o tempo de espera, que pode não ser adequado ao proprietário do Buggy que não quer ou não pode esperar para receber o cabo sob media original do fabricante.
Por esses motivos, muitos simplesmente compram um cabo original VW,
cortam e prendem com grampos para adequar à medida de seu carro.
O modelo do meu Buggy ainda é fabricado e eu tenho alguns cabos sob medida sobressalentes em uma eventual reposição, caso necessário, mas resolvi montar uma alternativa e disponibilizar a ideia, que não é nova, apenas elaborada com peças mais simples que podem ser encontradas facilmente em qualquer loja de ferragens, sem necessidade de soldas e que podem ser confeccionadas por qualquer pessoa em casa.
Todos os casos que foram citados acima, são válidos e funcionam. Essa alternativa que vou descrever abaixo é apenas mais uma onde a proposta é ter uma peça simples e fácil de fazer, disponível para uma emergência ou para uma solução definitiva.
A minha proposta consiste em confeccionar uma peça para fixar o cabo da embreagem original VW, de qualquer carro arrefecido a ar, com um grampo passando por uma "sapatilha " para que o cabo não sofra deformação excessiva e nem desgaste por atrito.
Essa peça não é necessária nenhuma ferramenta especial ou soldas para ser confeccionada, basta um terminal de bateria, uma "sapatilha" e a ponta roscada do cabo original.
Corta-se a ponta roscada do cabo original, que deve ser rosqueada com trava química para que não solte, no local do parafuso do terminal de bateria. A "sapatilha" é colocada por dentro do terminal de bateria para impedir o atrito direto entre o cabo e a peça e não deformar o cabo excessivamente, aumentando a vida útil do mesmo. A "sapatilha" deve ser apertada com um alicate para que ela não se solte do terminal de bateria com o balaço, tornando-se uma peça única que pode ser guardada para uma emergência.
Além disso, pode-se fazer um acabamento com uma lima e uma lixa na "sapatilha" para eliminar alguma "rebarba" que pode, por eventualidade, atritar com o cabo e danificá-lo.
Essa peça pode ser de uso definitivo ou, no meu caso, guardada para uma emergência ou quando eu não tiver o cabo sob medida disponível.
Obrigado por ler e até a próxima postagem!
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