Depois de 8 meses da última limpeza do carburador, percebi uma pequena irregularidade na rotação do motor em marcha lenta e decidi desmontar para limpar. Aproveitei e troquei a polia original do eixo de manivelas por uma de alumínio graduada, para isso foi preciso remover os coletores do escapamento.
Na gasolina aqui no Brasil é adicionado Etanol em porcentagens diferentes que variam, por lei, conforme determinação dos governantes. Atualmente a gasolina comum tem 27% de Etanol e a gasolina premium 25% de Etanol. Essa mistura é altamente corrosiva para os materiais projetados para serem alimentados com gasolina apenas, isso torna as manutenções mais constantes para que o sistema não entre em colapso prematuramente.

Por isso é necessário a limpeza entre 7 e 9 meses de uso, para que não ocorra nenhum dano irreversível no sistema de alimentação. Então comecei a desmontar o carburador para limpeza e troca dos reparos.

Retirei o carburador e desmontei.

Não tinha nada entupido ainda, mas reparem a marca branca de corrosão ("Fuligem") no fundo da cuba, no limite da linha de nível da boia.

Reparem também na mola do diafragma e no alojamento da mesma, como a corrosão pelo contato com o Etanol afeta o sistema.

As peças já limpas e secas, prontas para montagem.

Sendo montado na bancada.

Carburador limpo e montado no coletor de admissão. Troquei também as mangueiras de combustível junto com o filtro e as posicionando longe do motor para maior segurança.

Eu tinha guardado aqui em casa, uma polia de alumínio graduada que eu usava no motor "
Monstro" (que continua guardado aqui em casa).

Decidi aproveitar a manutenção no carburador e substituir a polia original de aço, por essa de alumínio graduada. A polia original de aço não tinha nenhum problema ou defeito, mas a de alumínio é muito mais precisa na construção o que se reflete na precisão do balanceamento dinâmico que a polia original de aço, que é sujeita a empenamentos com maior facilidade, além disso a polia de alumínio é bem mais leve e muito mais bonita que a original de aço.

Para essa troca de polias, foi necessário retirar os coletores de escapamento.

Depois disso, retirei a polia original.
Reparem a comparação na foto abaixo.
Posicionando a polia de alumínio no local.

Polia instalada.

Depois da polia instalada, comecei a remontar os coletores de escapamento com juntas novas nas flanges.

Tudo montado.
No final, liguei o motor e esperei atingir a temperatura de funcionamento ideal para regulagem da mistura e marcha lenta do motor, o que foi feito. O conjunto do filtro de ar foi fixado, terminando todo processo.
Obrigado por ler e até a próxima postagem!
Show de bola!!
ResponderExcluirObrigado. Seja bem vindo!
ExcluirObrigado, se desejar colher mais informações visite nosso Fórum Buggy & Bar! Abração!!
ResponderExcluirObrigado.
Excluir