terça-feira, 28 de outubro de 2014

2003 - 1ª Grande Reforma 3 de 3

Continuando...

A minha maior preocupação era com o escapamento por ser o item mais complicado para adequar à legislação e ao mesmo tempo ser funcional e por fim, se possível, combinar com o restante das peças para formar um conjunto bom...

http://rollerbuggy.blogspot.com.br/2014/10/2003-1-grande-reforma-3-de-3.html


Pesquisei nas lojas e não achei nenhum modelo pronto que fosse do meu agrado e atendesse a minha necessidade, então decidi que faria um sob medida.

Desenhei o coletor de escapamento 4x1 de maneira que ficasse alto para não interferir no ângulo de saída do Buggy, não dificultasse a manutenção deixando livre as tampas dos cabeçotes para serem retiradas e colocadas sem a necessidade de remover os coletores de escapamento e por fim com um bom fluxo dos gases para que o desempenho fosse o melhor possível.

Escolhi fazer esse coletor em aço inoxidável por dois motivos: o primeiro e principal por durabilidade, pois o aço inoxidável apesar de ser muito mais caro, não enferruja como os de aço carbono, tendo uma vida útil praticamente ilimitada, o segundo motivo foi porque o aço inoxidável atinge temperaturas maiores e facilita a exaustão dos gases pela expansão, ajudando no desempenho também.

 Como se vê nas fotos, terminei o coletor de escapamento com uma curva ligada em uma flange no cone logo depois da junção dos quatro dutos de descarga. Mantive a ponteira (abafador de alumínio) só que na posição horizontal e mais próximo da linha de centro do Buggy.



Depois de montado, a ponteira de alumínio ficou um pouco para fora do carro e como o conjunto do escapamento não podia ficar exposto além da linha de limite do carro, fiz uma tela também em aço inoxidável soldada na barra inferior do para-choque e com coxins de borracha nas extremidades para dar a distância necessária, cobrindo todo conjunto e atendendo a legislação.

Substitui os faróis de longa distância redondos (Zóinhos) e instalei faróis novos de formato retangular que combinavam melhor com o estilo do Buggy.


Troquei a alça de segurança do passageiro por uma de aço inoxidável em substituição a original que era bem mais simples de aço carbono pintada de preto.

 Escolhi capas de bancos novas pretas em substituição às antigas capas cinza.

 Recortei chapas de alumínio no contorno do assoalho e instalei em substituição aos antigos tapetes de lona.


Substitui também a alavanca de troca de marchas original por uma nova da Bug Pack, muito mais bonita e com engates mais precisos.



Retirei o engate dianteiro e deixei para colocar só por necessidade, quando for rebocar o Buggy.

Por fim, o Buggy pronto depois da sua primeira grande reforma concluída!


2 comentários:

  1. Oi boa noite amigo, tudo bem?, tenho um buggy m8, e gostaria de Saber onde voce fez essa capota de inverno?

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    1. Olá Luis, foi aqui em SP procure por ABREU TAPECEIRO.

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Obrigado pela vista.

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