terça-feira, 21 de outubro de 2014

2003 - 1ª Grande Reforma 1 de 3

2003 - 1ª Grande Reforma 1 de 3

Em 2003 decidi que deveria trocar os pneus traseiros, pois estava adiando essa decisão já há algum tempo...

http://rollerbuggy.blogspot.com.br/2014/10/2003-1-grande-reforma-1-de-3.html










Os pneus Dune Buggy Firestone eram excelentes, mas não foram feitos para altas velocidades e eu ficava extremamente preocupado quando passava de 100 Km/h ... Por isso a decisão, ainda que tardia, de troca-los por pneus mais adequados a asfalto e velocidades altas.

Fiz uma pesquisa para escolher os pneus novos disponíveis no mercado e escolhi os pneus Cooper Cobra Radial GT. Haviam outros com a mesma qualidade e medidas disponíveis, mas eu decidi pelos Cooper Cobra por gosto pessoal.

Os pneus escolhidos eram tão bonitos que decidi trocar as rodas também por rodas esportivas de alumínio... E  como uma coisa leva a outra, comprei pneus Cooper Cobra para dianteira também, formando um conjunto mais harmônico com os quatro pneus da mesma marca e modelo.

Foram dois pneus Cooper Cobra Radial GT 275/60 R15 para as rodas traseiras novas 15x8 e mais dois pneus Cooper Cobra Radial GT 225/60 R14 para as rodas dianteiras novas 14x6.

A medida dos pneus dianteiros originais eram 185/70 R14 e eu resolvi trocar por 225/60 R14, por que o Buggy é muito leve na frente e tem a tendência de travar as rodas dianteiras em freadas mais bruscas e já que eu ia trocar os pneus, resolvi comprar essa medida mais larga (225/60 R14), que é a maior possível que poderia ser usada no meu Buggy para não raspar nos para-lamas internamente, aumentando assim a área de contato com o asfalto e melhorando um pouco o efeito de travamento das rodas dianteiras em freadas mais bruscas.

Mandei montar os pneus nas novas rodas, fazer o balanceamento e levei para casa para trocar com as antigas do Buggy.

Já em casa, retirei o jogo de rodas de aço originais do Buggy para trocar pelas novas. Resolvi guardar as rodas originais montadas nos pneus para quando resolvesse fazer alguma "aventura" mais off-road, pois as rodas originais ainda estavam em muito boas condições de uso e poderiam ser um boa opção dependo do uso.

Aí finalmente eu instalei o jogo de rodas novas com os novos pneus... Olhei para o Buggy já com as rodas novas montadas e achei que o Buggy ficou tão bonito que a pintura original estava destoando do resto por ter marcas do tempo que naturalmente a desgastaram...

Então comecei a pensar em fazer uma restauração completa na pintura do Buggy, mas isso é assunto para a próxima postagem...

10 comentários:

  1. Rei, com as medidas 225/60 R14, não ficou raspando no para-lama ? tem as fotos ? post pra gente !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alysson, não raspa não! Eu uso essa medida na frente até hoje... Dá para ver nos vídeos...
      Clique no menu VÍDEOS na barra de paginas ou direto nesse endereço:http://rollerbuggy.blogspot.com.br/p/videos.html


      Excluir
  2. Prezado, boa noite! Tenho um buggy Tropical TR e estou com duvidas sobre os pneus radiais. Será que vou perder muito no desempenho na areia? No caso dos radias existe alguma preocupação com o desenho, em ser cravudo? Será que vai atolar por não ser liso?

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Marcio, os pneus radiais modernos só tem vantagens... Você só precisa escolher a medida mais próxima do pneu Dune Buggy 11L15. Eu uso 275/60 R15 na traseira. Os pneus de caminhonete tendem a afundar mais na areia, mas não é nada de muito acentuado, mas também não precisa ser pneu de caminhonete, tem pneus melhores nessa medida ou próxima dela. Outra coisa, sempre use câmeras de ar mesmo nos pneus radiais, pois vai ter que continuar a usar pressões bem baixas nos pneus para andar na areia...

    ResponderExcluir
  4. amigo, os pneus traseiros encontro fácil mas os dianteiros não estou conseguindo. penso em colocar o 215/70 (não encontrei medida 60 como o teu, cooper cobra aro 14 só com altura 70, veja os teus se não é 70 também). Poderias me informar loja/site de onde compraste? Grato e bom domingo.

    ResponderExcluir
  5. Gilberto,os meus pneus dianteiros são 225/60 R14... A Cooper Cobra não faz mais essa media hoje em dia, só se encontrar algum de estoque antigo... Eu comprei os meus aqui: http://www.batistinha.com.br/ A medida 215/70 R14 é mais alta que a 225/60 R14 e no meu Buggy não serve porque raspa no para-lamas... Obrigado por acessar o blog e seja muito bem vindo!

    ResponderExcluir
  6. Olá Amigo. Me tira uma dúvida. Tenho um M10 2003, essas medidas de pneus servem nas rodas originais de ferro? abs

    ResponderExcluir
  7. Ola mais uma vez; tem um pneu marca kumho 295/50/R15. Vc acha que fica bom na traseira?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada Buggy é diferente... Tem que analisar caso a caso... Depende do gosto do dono...

      Excluir

Obrigado pela vista.

Roller Buggy - Todos os Direitos Reservados